domingo, 27 de janeiro de 2013

Como os médicos morrem

Na semana passada, o ministro finanças (e ex-premiê) do Japão, Asso Taro causou uma polêmica sobre assistência medica para idosos em fase terminal da vida.

"Deus o livre de ser forçado a viver quando se quer morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez pior sabendo que [o tratamento] estaria sendo integralmente pago pelo governo".
.............................................................
O ministro disse também que pretende recusar os "cuidados no fim da vida". "Eu não preciso desse tipo de atendimento". Segundo a mídia local, Asso disse ainda que deixou recomendações à sua família para que negue prolongar sua vida por meio de tratamentos médicos.
Ministro japonês diz que idosos devem 'se apressar e morrer'

Eu já tinha mesma ideia antes de ler artigo abaixo. Quer dizer que recusaria a ser ligados em aparelhos de sustentação da vida, se eu estivesse em fase terminal da vida.

O texto original em inglês:
How Docters Die

Não é como o resto de nós, mas devem ser.


Alguns anos atrás, Charlie, um ortopedista altamente respeitado e um meu mentor, descobriu um tumor no seu estômago. Ele tinha um cirurgião quem o pesquisa na área, e o diagnóstico dele foi câncer de pâncreas. 

Este cirurgião foi um dos melhores do país. Ele inventou até um novo procedimento de que um paciente poderia triplicar a palpite de cinco anos de sobrevivência para este câncer – de 5 % para 15 % – embora uma qualidade de vida de paciente seja ruim. 

Charlie estava desinteressado desses. Ele foi para a casa no dia seguinte e fechou seu consultório, e nunca pôs os pés em um hospital novamente. Ele se concentrou em passar o tempo com a família e em sentimento tão bom quanto possível. Vários meses depois, ele morreu em casa. Ele não tinha quimioterapia, radioterapia ou cirúrgico para o seu tratamento. Plano de saúde não gastou muito para ele.

Isso não é um tema frequente para discussão, mas os médicos também morrem. E eles não morrem como o resto de nós. O que é incomum sobre eles, não são quantos tratamentos que eles recebem comparando com a maioria dos americanos, mas quantos menos tratamentos. 

Eles gastam o tempo todo para defender contra mortes de outros, e eles tendem a ser bastante sereno quando enfrentam próprias mortes. Eles sabem exatamente o que vão acontecer, eles sabem as escolhas, e eles geralmente têm acesso a qualquer tipo de assistência médica que poderia querer. Mas eles vão suavemente sem querê-la.

É claro, os médicos não querem morrer, querem viver. Mas eles sabem suficientemente sobre a medicina moderna para conhecer os seus limites. E eles sabem suficientemente sobre a morte para saber o que todas as pessoas mais temem: morrer com dor e morrer sozinhos. 

Eles já conversavam sobre isso com suas famílias. Eles querem ter certeza, quando chega a hora, que medidas heroicas não vão acontecer – que eles nunca irão experimentar durante os seus últimos momentos na terra, alguém está quebrando suas costelas em uma tentativa de ressuscitá-los com a reanimação cardiorrespiratória (RCP: esta coisa acontece se a RCP é bem feito).

Quase todos os profissionais médicos têm visto o que chamamos de ‘cuidados fúteis’ que está sendo praticada sobre as pessoas. Isso é quando os médicos utilizam a tecnologia de ponta para salvar uma pessoa gravemente doente com perto da fase terminal da vida. 

O paciente vai ficar cortado para abrir, perfurado com tubos, ligado a aparelhos, e agredido com drogas. Tudo isso ocorre na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um custo de dezenas de milhares de dólares por dia. O que ele compra é miséria de que nós não iríamos castigar mesmo um terrorista.

Eu não posso contar o número de vezes que colegas médicos me disseram, com palavras que variam apenas pouca coisa, "Prometa-me se você me encontrar assim, você vai me matar". Eles querem dizê-lo. Algumas equipes médicas usam medalhões carimbados ‘NO CODE (não código)’ para dizer que os médicos não podem realizar RCP sobre eles. Eu vi isso mesmo como uma tatuagem.

Administrações de assistência médica para quem sofre com doenças são angustiantes. Médicos são treinados para coletar informações sem revelar qualquer seus próprios sentimentos, mas em particular, entre os colegas médicos, eles desabafam. Eles vão perguntar "Como alguém pode fazer isso com seus familiares?”.

Eu suspeito que isso seja um dos motivos de que médicos têm maiores taxas de abuso de álcool e depressão do que a maioria dos profissionais de outros campos. Eu sei que isso é uma razão de que eu deixei participações nos cuidados hospitalares dos últimos 10 anos da minha prática.

Por que este estava acontecendo – que os médicos administram tanto cuidado de que eles não querem para si mesmo? A resposta, simples ou não tão simples, é seguinte: problemas de pacientes, médicos e o sistema.

Para ver como os pacientes têm um papel, imagine um cenário em que alguém perdesse a consciência e estivesse uma sala de emergência. Como um caso frequente, ninguém fazia um plano para esta situação, e membros chocados e assustados de uma família se encontrassem si mesmo quem são presos em um labirinto de escolhas. Eles estão sobrecarregados. 

Quando os médicos perguntam que se eles querem ‘tudo’ é feito e, se eles respondem sim. Então o pesadelo começa. Às vezes, isso significa realmente ‘fazer tudo’ para uma família, mas muitas vezes isso significa apenas ‘fazer tudo razoavelmente’.

O problema é que eles não poderiam saber o que é razoável. Embora eles estejam na sua confusão e tristeza, eles deveriam perguntar sobre isso ou ouvir o que o médico está dizendo. Por sua parte, se os médicos dissessem que faz ‘tudo’, iria fazer isso, independentemente isso é razoável ou não.

O cenário acima é coisa comum. O problema é que haja mais expectativas irrealistas do que os médicos poderiam realizar. Muita gente pensa que a RCP é um salva-vidas confiável, mas na verdade, os resultados são geralmente ruins. 

Eu tinha centenas de pessoas trazidas para mim na UTI depois de obter a RCP. Exatamente um homem saudável quem não teria tido problemas cardíacos (para quem quer a informação detalha, ele tinha um ‘pneumotórax de tensão’), saiu do hospital caminhando. 

Se um paciente sofre de doença grave, idade avançada ou uma doença terminal, as chances de um bom resultado da RCP são infinitesimais, enquanto as chances de sofrimento são esmagadoras. Pobre conhecimento e expectativas equivocadas levam a uma série de más decisões.

Mas é claro que não são apenas os pacientes quem fazem estas coisas acontecidas. Médicos fazem um papel facilitador também. O problema é que até mesmo os médicos quem odeiam administrar cuidados fúteis, devem encontrar uma maneira para atender os desejos dos pacientes e familiares. 

Imagine mais uma vez, a sala de emergência em tristezas, possivelmente os membros da família sejam em uma situação histérica. Eles não sabem o médico. Estabelecimento de confiança em tais circunstâncias seja uma coisa muito delicada. As gentes estão dispostas a pensar que o médico está agindo por motivos fora de princípios, tentando poupar tempo ou dinheiro, ou esforço, especialmente se o médico está aconselhando contra o outro tratamento.

Alguns médicos são mais fortes comunicadores do que outros e alguns médicos são mais inflexíveis, mas as pressões de que todos eles enfrentam são semelhantes. Quando eu enfrentei circunstâncias envolvidas para escolher fim da vida, adotei de aconselhar apenas as opções de que eu achava razoável ​​(como faria em qualquer situação), mais cedo possível no início do processo. 

Quando os pacientes ou famílias trouxessem escolhas irracionais, eu discutiria o assunto sem usar termos de técnicos e com palavras fácies de entender para retratar as desvantagens claramente. Se os pacientes ou famílias ainda insistissem sobre os tratamentos de que considero inútil ou prejudicial, eu ofereceria transferências dos seus cuidados para outro médico ou hospital.

Eu deveria ter sido mais forte para convencer nesta ocasião? Eu sei que algumas dessas transferências ainda me assombram. Um dos pacientes de quem eu mais gostava era uma advogada de uma famosa família política. Ela tinha diabetes grave e circulação sanguínea terrível e, em uma vez, ela desenvolveu uma ferida dolorosa no seu pé. 

Estou sabendo que há perigos de hospitais, eu fiz tudo o que poderia fazer para distanciá-la de recorrer à cirurgia. Mesmo assim, ela procurou especialistas externos com quem eu não tive nenhum relacionamento. Sem saber tanto sobre ela como eu fiz, eles decidiram realizar a cirurgia de desvio dos seus vasos sanguíneos obstruídos cronicamente nas ambas as pernas.

Isso não restaurou a circulação sanguínea e as feridas cirúrgicas não curariam. Seus pés se tornaram gangrenosas, e ela sofreu amputações de pernas bilaterais. Duas semanas depois, tudo isso tinha ocorrido no famoso centro medico. Ela morreu.

É fácil encontrar a falha de médicos e pacientes na tal episodia, mas em muitas maneiras, todas as pessoas envolvidas são simplesmente vítimas de um grande sistema que incentiva o tratamento excessivo. Em alguns casos infelizes, os médicos usam o modelo de taxa de serviço para fazer tudo o que puder, não importa mesmo que esse seja inútil, para ganhar dinheiro. Porém, geralmente os médicos têm medo de acusação na justiça e fazer tudo o que for solicitado, com pouco retorno para evitar problemas.

Mesmo quando as preparações corretas sejam feitas, o sistema ainda pode engolir a gente. Um dos meus pacientes era um homem chamado Jack com 78 anos de idade quem estava doente durante muitos anos, e ele foi submetidos aproximadamente aos 15 maiores procedimentos cirúrgicos. Ele me explicou que ele nunca, em nenhuma circunstância, queria ser colocada nos aparelhos de sustentação da vida novamente. 

Porém, um sábado, Jack sofreu um derrame e foi internado na sala de emergência inconsciente sem sua esposa. Os médicos fizeram todo o possível para reanimá-lo e colocá-lo nos aparelhos na UTI. Este foi o pior pesadelo de Jack. 

Quando eu cheguei ao hospital e assumi cuidar Jack, eu falei com sua esposa e ao pessoal do hospital, trazendo as notas do meu escritório com suas preferências de cuidados. Então eu desliguei os aparelhos de sustentação da vida e sentei ao lado dele. Ele morreu duas horas depois.

Apesar de houve todos os seus desejos documentados, Jack não teve morrido como ele esperava. O sistema tinha intervido. Eu o descobri mais tarde que uma das enfermeiras mesmo relatou a desconexão dos aparelhos de Jack por mim às autoridades, como um possível homicídio. Não deu em nada, é claro; os desejos de Jack tinham sido afirmados obviamente, e ele deixou a papelada para provar isso.

Mas a perspectiva de uma investigação policial é aterrorizante para qualquer médico. Eu poderia deixá-lo nos aparelhos de sustentação da vida mais alguma semana, seja muito mais fácil para mim embora isso seja contra o desejo de Jack, prolongando a sua vida e seu sofrimento. Eu até poderia ganhar um pouco mais dinheiro e o conta do plano de saúde teria terminado com um adicional de US$ 500.000,00. Este não é surpresa que muitos médicos erram lado no tratamento excessivo.

Mas quanto os médicos, eles não se tratam excessivamente. Eles veem as consequências desta constantemente. Quase qualquer pessoa pode encontrar uma maneira de morrer em paz em casa, e dores podem ser controladas melhor do que nunca. Cuidados paliativos que focam para fornecer conforto e dignidade a pacientes terminais, em vez de cuidados fúteis, e fornecem muitos melhores dias finais à maioria das pacientes. 

Surpreendentemente, os estudos descobriram que as pessoas colocadas nos cuidados paliativos, muitas vezes vivem mais do que as pessoas com a mesma doença quem buscam cuidados ativos. Fiquei impressionado quando ouvi o rádio recentemente, que o famoso repórter, Tom Wicker tinha ‘morrido em paz em casa, cercado por sua família’. Felizmente, tais histórias são cada vez mais comuns.

Alguns anos atrás, o meu primo mais velho, Tocha (nascido em casa, á luz de uma lanterna ou uma tocha) teve uma convulsão que se tornou o resultado de câncer de pulmão, que tinha ido para o seu cérebro. Eu arranjei vários especialistas para vê-lo e aprendemos que talvez ele vivesse quatro meses com o tratamento agressivo na sua condição, visitando 3 a 5 hospitais por semana para a quimioterapia.

Em fim, Tocha decidiu contrariar qualquer tratamento e simplesmente tomou pílulas de edema cerebral. Ele morou comigo. Passamos os oito meses próximos, fazendo um monte de coisas que ele gostava, se divertindo juntos como se não tivéssemos em décadas. Nós fomos para a Disneylândia pela primeira vez para ele. Passamos sem fazer nada em casa. Tocha foi um amante dos esportes, e ele estava muito feliz de assistir esportes e comer minha comida. Ele ainda ganhou um pouco de peso, comendo os seus alimentos mais favoritos do que alimentos hospitalares. 

Ele não tinha dor serio, e ele permaneceu alto astral. Um dia, ele não acordou. Ele passou os próximos três dias na coma como se estivesse dormindo e morreu. O custo do seu tratamento médico para esses oito meses, alas, para único remédio que ele estava tomando, foi cerca de US$ 20,00.

Tocha não era médico, mas ele sabia que ele queria uma vida de qualidade, não é apenas quantidade. A maioria de nós também não é? Se houver um ‘estado da arte’ de fase terminal da vida, seja esta: a morte com dignidade. Quanto a mim, o meu médico tem as minhas escolhas. 

Eles são fáceis de fazer, como eles são a maioria dos médicos. Não haverá heroísmo e eu irei suavemente para aquela ‘boa noite’. Como meu mentor Charlie. Tal como o meu primo Tocha. Como meus colegas médicos.

Ken Murray, Médico, é o professor da Assistente Clínica de Medicina de Família na USC.

Leia também
A ética da vida e da morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário